Quem somos


Ver a Cidade Palmas

Ver a Cidade Palmas é uma associação de direito privado, com fins não econômicos e sem fins lucrativos, associada à Rede Ver a Cidade, com o objetivo de acompanhar o desempenho da cidade em temas que impactam sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos, de forma técnica e imparcial, auxiliando governo e sociedade a estabelecerem e seguirem prioridades claras e mensuráveis para seu desenvolvimento. 

Independente, autônoma e partidária, a Ver a Cidade Palmas une o melhor das capacidades da sociedade civil, setor produtivo, meios de comunicação, universidades e indivíduos em torno de uma rede formal e intersetorial, abordando os desafios públicos a partir da ação conjunta de múltiplos atores e do diálogo em torno do propósito comum de tornar a cidade mais sustentável e melhor para todos.

Atuação


A atuação da Ver a Cidade Palmas está baseada na colaboração entre setores (cross sector collaboration), nas Frentes de Atuação, nos Eixos Operacionais e no entendimento de que todas as operações precisam ser técnicas, viáveis na perspectiva econômica e financeira, e reunir os interesses da sociedade como um todo no lugar dos interesses particulares ou de segmentos. 

FRENTES DE ATUAÇÃO - delimitam o escopo da organização, ou seja, para que serve e quais são os espaços de atuação para o cumprimento dos objetivos:

Propósito - Acompanhar indicadores técnicos e de percepção sobre o desenvolvimento sustentável da cidade. Disseminar informações e análises para a sociedade.

Iniciativa - Desenvolver projetos e ações políticas responsáveis que promovam a sustentabilidade da cidade.

Inteligência - Realizar análises, estudos e avaliações das políticas públicas municipais.

EIXOS OPERACIONAIS - agrupam todas as possíveis operações em quatro áreas de trabalho:

Mobilização - Atua na promoção da ampla participação social, debate público qualificado e busca assegurar a viabilidade econômica e financeira da organização.

Conhecimento - Atua na elaboração e publicação periódica dos exercícios de monitoramento e avaliação realizados.

Comunicação - Atua na gestão do conhecimento e na difusão de informações em multimeios.

Tecnologia - Atua na inserção da inovação na gestão pública, tendo a tecnologia como meio, e no aprimoramento constante desta interface online e do aplicativo móvel da organização.

Equipe


Claudinir Goes Júnior

Presidente

Claudinir Goes Júnior é do CRC - TO e representa o Grupo de Interesse Sociedade Civil na Comissão Executiva da Ver a Cidade

Waldecy Rodrigues

Vice-Presidência Técnica

Waldecy Rodrigues é da Universidade Federal do Tocantins e representa o Grupo de Interesse Academia na Comissão Executiva da Ver a Cidade

José Roberto Fernandes

Vice-Presidência Administrativa

José Roberto Fernandes é da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e representa o Grupo de Interesse Setor Produtivo / Empresarial na Comissão Executiva da Ver a Cidade

Governança


Estrutura Organizacional

A estrutura organizacional da Ver a Cidade Palmas, de acordo com o seu Estatuto, é composta pelo Fórum Geral, Conselho Fiscal, Comissão Executiva, Gestor, Grupos Estratégicos e Grupos de Trabalho.

Todas as organizações associadas compõem o Fórum Geral, que é a instância máxima. O Fórum Geral é segmentado em três Grupos de Interesse (Sociedade Civil, Academia e Setor Produtivo / Empresarial), que representam as forças da sociedade. Cada grupo de interesse tem direito a um voto nas deliberações, de modo a assegurar a intersetorialidade e o equilíbrio. 

Compete ao Fórum Geral eleger o Conselho Fiscal (três membros) e a Comissão Executiva, que é formada pelo Presidente, Vice-Presidente Técnico e Vice-Presidente Administrativo, sendo cada um deles eleito por um grupo de interesse e com responsabilidades distintas.

Os três membros da Comissão Executiva selecionam o Gestor (Secretário Executivo) e indicam seus pares associados como coordenadores dos Grupos Estratégicos (GE). Os GEs estão divididos em quatro competências: Monitoramento, Inteligência, Comunicação e Competitividade, e são responsáveis pelas atividades estratégicas e operacionais da Ver a Cidade.

O Gestor é responsável por coordenar a execução das atividades locais, ou seja, auxiliar os trabalhos do Fórum Geral, elaborar o Plano de Ação anual, promover ações para o ingresso de novos associados, captar recursos para a Ver a Cidade e trabalhar em conjunto com os Grupos Estratégicos e Grupos de Trabalho.

Por fim, os Grupos de Trabalho (GT) podem ser criados a qualquer momento, por solicitação de qualquer associado, à luz das disposições estatutárias e do regimento interno. Os GTs são criados para elaboração de conceitos, programas,
projetos, execução das ações, difusão do conhecimento e troca de experiências, a fim de dar subsídios à atuação da Ver a Cidade.

A Rede Ver a Cidade, por sua vez, é a instância máxima de todas as organizações constituídas sob o modelo da Rede e é formada por uma Assembleia Geral, composta pelo presidente de cada uma das unidades locais, uma Secretaria
Executiva e Conselhos. Os presidentes de cada Ver a Cidade reunidos em assembleia garantem o atendimento ao propósito, o alinhamento conceitual e a qualidade técnica e metodológica do trabalho de todas as Ver a Cidade.

O Estatuto e o Regimento Interno da Ver a Cidade Palmas estão disponíveis na biblioteca, e outras informações sobre o nosso modelo de governança no Manual de Implementação, também acessível a partir da biblioteca.

Imprensa


Informações para a imprensa são fornecidas pela Ver a Cidade Palmas, por meio de contato com o seguinte endereço eletrônico: veracidadepalmas@gmail.com

Releases, quando elaborados, ficam disponível em nossa biblioteca e/ou na sessão notícias

Parceiro:

Apoio financeiro:

Agente executor: