Indicadores Técnicos e Subjetivos


As atividades técnicas da Ver a Cidade são os chamados "Exercícios de Monitoramento e Avaliação", que são: (i) Coleta de indicadores técnicos; (ii) Realização da Pesquisa de Opinião Pública (POP); e (iii) Avaliação das Políticas Públicas. Atualmente, são 132 indicadores técnicos e 165 subjetivos, divididos em 3 dimensões (abaixo), 12 pilares, 30 temas e 69 subtemas.

Os resultados da coleta de indicadores (RAPI) e da opinião pública (POP), publicados em relatórios e disponíveis nesta plataforma, buscam colocar mais luz sobre os desafios que a sustentabilidade urbana traz, de modo que a cidade e os cidadãos abordem as questões urbanas a partir do real conhecimento de dados confiáveis e atualizados.

Sustentabilidade ambiental e mudança climática

A dimensão sustentabilidade ambiental e mudança climática engloba 40 indicadores divididos em 3 pilares (redução da vulnerabilidade diante de desastres naturais e adaptação à mudança do clima, manejo ambiental e consumo de recursos naturais e mitigação de gases de efeito estufa e outras formas de contaminação), 8 temas e 21 subtemas. Os indicadores desta dimensão abordam informações relacionadas a água, saneamento, gestão de resíduos, energia, qualidade do ar, entre outros.

Sustentabilidade urbana

A dimensão sustentabilidade urbana engloba 66 indicadores divididos em 5 pilares (controle do crescimento e melhoria do hábitat humano, promoção do transporte urbano sustentável, promoção do desenvolvimento econômico local competitivo, oferta de serviços sociais de alto nível e promoção da coesão social e competitividade), 16 temas e 37 subtemas. Os indicadores desta dimensão refletem questões relativas à segurança pública, saúde, educação, mobilidade, desenvolvimento empresarial, investimento em P&D, pobreza, desemprego, entre outros.

Sustentabilidade fiscal e governabilidade

A dimensão sustentabilidade fiscal e governança possui 26 indicadores divididos em 4 pilares (mecanismos adequados de governo, gestão adequada da receita, gestão adequada da despesa e gestão adequada da dívida e das obrigações fiscais), 6 temas e 12 subtemas. Estes dados refletem questões como a transparência e modernidade da gestão municipal, existência de um processo de planejamento participativo, gestão do gasto público, dívida pública, entre outros.

Baixe as Pesquisas de Opinião Pública mais recentes:

Avaliação de Políticas Públicas


O foco principal deste terceiro exercício é a avaliação das políticas públicas municipais, do Plano de Ação Palmas Sustentável, e a criação de diversas outras iniciativas que gerem relatórios e recomendações para o avanço da cidade e promoção do debate público qualificado.

As políticas públicas são avaliadas a partir de seus processos e resultados, tendo como base os resultados da coleta de indicadores objetivos e subjetivos. Podem ser realizadas outras pesquisas quantitativas e/ou qualitativas, comparações, correspondências e análises com o Plano Diretor, Plano Plurianual (PPA), Plano de Metas, atividades legislativas e orçamento municipal, por exemplo.

O processo de avaliação é realizado por meio da criação de um Grupo de Trabalho específico na Ver a Cidade Palmas, definindo a coordenação técnica, seus integrantes e o desenho do projeto de avaliação. As convocatórias para participação nos grupos de trabalho, quando existentes, estarão disponíveis na seção "interaja / Grupos de Trabalho".

Outros espaços de interlocução e intercâmbio neste terceiro exercício podem ser criados para aprofundar temas específicos, como, por exemplo, grupos de estudo ou similares, e  fóruns de debate. O objetivo é promover uma interação e um diálogo contínuo com a cidade, ou seja, com os cidadãos, o prefeito, secretários, vereadores, deputados, conselhos e associações existentes na área urbana.

Interessado? Que tal explorar nossos dados comparando cidades

Parceiro:

Apoio financeiro:

Agente executor: